São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Parte dos arquivos já foi divulgada

DA REDAÇÃO

Chancelados ontem como autênticos pela Interpol, os documentos nos computadores das Farc que Bogotá afirma ter apreendido em 1º de março vinham sendo divulgados, a conta-gotas, pelo governo colombiano, e vazados a meios de imprensa, em especial estrangeiros.
As primeiras informações supostamente provenientes do material foram divulgadas em 2 de março, um dia após o bombardeio colombiano ao acampamento da guerrilha no Equador, de onde teriam vindo os equipamentos.
Enquanto Quito anunciava o rompimento das relações diplomáticas com o país de Álvaro Uribe pelo ataque sem autorização -e Caracas prometia enviar tropas às fronteiras-, os militares colombianos afirmavam que dados dos computadores do número dois das Farc, Raúl Reyes, mostravam um empréstimo de US$ 300 a US$ 250 milhões de Hugo Chávez à guerrilha. Mostravam ainda a ligação entre os rebeldes e o ministro equatoriano da Segurança, Gustavo Larrea.
A polícia internacional não fez análise sobre o conteúdo. Investigou se não haviam sido alterados por meio de "arquivos espelho", já que os computadores originais estão guardados, sob forte segurança, em Bogotá.
Os fac-símiles já vazados pelo governo colombiano mostram troca de mensagens entre dirigentes das Farc, e nem sempre está claro se por carta ou e-mail. São relatórios, e não reproduções das telas com mensagens eletrônicas, por exemplo. Em vários trechos, como um que faz referência ao suposto empréstimo de Caracas, são usados pseudônimos. Chávez seria "Ángel".
As mais recentes informações falam da suposta coordenação da guerrilha com chefes militares venezuelanos. Conta o jornal espanhol "El País", um dos que obteve os documentos, que em carta de 12 de novembro de 2007, um dirigente fala que Chávez, ele próprio, ordenou aos militares que reservassem locais de descanso às Farc em solo venezuelano.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Lula culpa petroleiras por críticas a álcool combustível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.