São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mau uso de verbas derruba 1º membro do governo Brown

Série de denúncias por jornal abala políticos no Reino Unido

DA REDAÇÃO

A crise política provocada pelo escândalo de malversação de verbas no Reino Unido cobrou ontem o primeiro cargo de alto escalão do gabinete do primeiro-ministro Gordon Brown em pouco mais de uma semana.
O subsecretário da Justiça, Shahid Malik, foi afastado provisoriamente do cargo até que seja concluída investigação sobre suposta violação do código de ética a que estão sujeitos todos os ministros britânicos.
Segundo o jornal "Daily Telegraph", responsável pela série de denúncias dos últimos dias, Malik pediu reembolso de US$ 35 mil equivalente ao brasileiro auxílio-moradia nos últimos três anos e paga aluguel abaixo do preço de mercado em seu distrito de origem, Yorkshire.
O subsecretário alegou não ter feito nada de errado. "Estou confiante de que não houve quebra [do código]. Não tenho pelo que me desculpar", disse.
Anteontem, a crise provocada pelas denúncias do "Telegraph" já havia tragado dois proeminentes membros dos dois principais partidos políticos do Reino Unido, Trabalhista, de Brown, e Conservador.
O deputado Andrew Mackay renunciou ao cargo de conselheiro do líder conservador, David Cameron, por requisitar auxílio mesmo com sua mulher, Julie Kirkbride, também deputada, já recebendo o valor.
O deputado trabalhista e ex-ministro da Agricultura Elliot Morley foi suspenso pelo próprio partido por ter pedido o auxílio-moradia para a hipoteca de uma casa já quitada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Político, papa atenua tensão com islã
Próximo Texto: Ofensiva do Swat: Paquistão relata fuga do Taleban junto aos civis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.