São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA tentam evitar 'novo Katrina' em enchentes

País abre represa para conter o rio Mississippi

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Engenheiros do Exército americano decidiram abrir neste fim de semana as comportas de uma represa no Estado da Lousiana para evitar enchentes ao longo do rio Mississippi.
A abertura das comportas da represa de Morganza alagou uma área de mais de 12 mil quilômetros quadrados, de onde cerca de 25 mil pessoas terão de ser desalojadas.
A ideia é canalizar a água do Mississippi para a bacia do rio Atchafalaya, de onde escoará lentamente atéogolfo do México. Essa medida foi tomada para evitar a inundação de cidades maiores, como Nova Orleans e Baton Rouge, a capital da Lousiana.
As águas do Mississippi aumentaram para seu nível mais alto em 40 anos devido às fortes chuvas das últimas semanas, elevando a pressão das barragens que protegem Nova Orleans e Baton Rouge. Segundo as autoridades locais, as cheias do rio são as pioresdesde1927.
De acordo com os militares, se as comportas da represa permanecessem fechadas, Nova Orleans poderia ficar sob até seis metros de água, superando a tragédia do furacão Katrina, ocorrida em 2005, quando 80% da cidade foi inundada e cerca de 1.500 pessoas morreram.

MUDANÇA
Grande parte do terreno alagado deve ser formado por áreas pantanosas, mas cerca de 25 mil pessoas e 11 mil imóveis podem ser afetados. Além disso, várias cidades pequenas serão destruídas pelas cheias.
O prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, declarou que foi uma "decisão cruel" abrir as comportas da represa. "Nós não nos sentimos melhor se, para proteger Nova Orleans, temos de causar mal a outras pessoas."
Moradores da cidade de Krotz Springs informaram que autoridades do governo lançaram mandatos exigindo a retirada do local. Uma residente de Butte la Rose afirmou que a população foi advertida a empacotar todos os seus pertences "para nunca mais voltar".
O governo americano ainda garantiu que os fazendeiros que tiverem suas plantações arruinadas pelas enchentes serão indenizados.

Como"Guardian"


Texto Anterior: Análise: Escrutínio pode minar candidatura a presidente francês
Próximo Texto: EUA: Republicano desiste de concorrer à Presidência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.