São Paulo, sábado, 16 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Crise antecipa a escolha de ex-premiê Barak para Defesa

DA REUTERS

Numa mudança no gabinete israelense acelerada em razão dos confrontos entre os palestinos do Hamas e do Fatah em Gaza, o ex-primeiro-ministro Ehud Barak (1999-2001) será nomeado ministro da Defesa de Israel na próxima semana.
Segundo membros do governo israelense, os ministros concordaram em nomear Barak, que nesta semana já substituiu o atual ministro da Defesa, Amir Peretz, na liderança do Partido Trabalhista. Os trabalhistas são os maiores aliados do Kadima, partido do atual premiê de Israel, Ehud Olmert, na coalizão governista.
A nomeação de Barak para a Defesa seguirá para a aprovação do Parlamento na segunda-feira.
"Eles decidiram que, dada a situação na Autoridade Nacional Palestina, nós precisamos de um ministro da Defesa experiente o quanto antes", disse um membro do governo israelense sob condição de anonimato.
Barak, um ex-comandante das Forças Armadas condecorado, pavimentou sua ascensão no Partido Trabalhista sobre os erros cometidos por Olmert e Peretz, que não têm experiência militar, na guerra travada no Líbano contra a milícia xiita Hizbollah no ano passado.
Amir Peretz já apresentou sua demissão do Ministério da Defesa.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Depois de saques, Gaza conhece a "paz islâmica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.