UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho anuncia novo tribunal de crimes de guerra

DA REDAÇÃO

O Conselho de Governo Iraquiano, empossado domingo pela administração americana, anunciou ontem a formação de um tribunal de crimes de guerra para julgar membros do regime de Saddam Hussein, inclusive o próprio ex-ditador.
"Os EUA não declararam ainda o que acontecerá com os 55 [foragidos iraquianos procurados por Washington]. O Conselho de Governo reivindica o direito de julgá-los e puni-los de acordo com a lei", disse o porta-voz do Conselho, Entifadh Qanbar. Até agora, a coalizão anglo-americana capturou 34 dos 55 iraquianos mais procurados, mas tanto Saddam quanto seus filhos Uday e Qusay permanecem foragidos.
"Não estamos falando sobre crimes normais", disse Qanbar, mencionado o massacre de 8.000 curdos em 1983 e a morte de 300 mil xiitas após a Guerra do Golfo (1991).
A ONG Human Rights Watch pediu a criação de um tribunal especial, alegando que seria inadequado as vítimas do regime de Saddam julgarem seus algozes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA prolongam estada de seus soldados
Próximo Texto: 20 mentiras sobre a Guerra do Iraque
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.