UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Familiares e Giuliani querem memorial maior

DE NOVA YORK

Além do projeto das novas torres, outro ponto da reconstrução do Ground Zero é motivo de disputa: o memorial. Familiares de vítimas e o ex-prefeito Rudolph Giuliani pressionam para que seja aumentado o espaço dedicado às vítimas.
A idéia é que os concorrentes do concurso público para escolher o projeto apresentem idéias que caibam em 19 mil m2, o espaço reservado no projeto de Libeskind. De acordo com seu plano, o memorial ficaria nove metros abaixo do nível da rua.
Enquanto a concorrência corre, Giuliani gravou depoimento em uma fita de vídeo mandada por familiares de vítimas ao Congresso americano. "Muitos dos desenhos têm os conceitos em ordem invertida. A idéia principal é reconstruir espaço de escritórios, e o memorial é consequência", diz o ex-prefeito.
Os 13 jurados da comissão que escolherá o projeto do memorial também receberam cartas dos familiares de vítimas pedindo que considerem projetos que excedam as restrições pedidas.
A concorrência exige que as propostas reservem espaço para homenagem individualizada a cada um dos cerca de 3.000 mortos no local do WTC. Pede também que os planos contemplem um lugar onde seja possível visualizar as fundações das torres. (RD)


Texto Anterior: Nova York: Disputa ameaça o projeto do novo WTC
Próximo Texto: Ásia: China critica a "politização" de Hong Kong
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.