UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três são mortos em tentativa de sequestro de pesqueiro cubano

DA REDAÇÃO

Uma embarcação cubana com ao menos 27 pessoas a bordo foi sequestrada ontem e desviada para as Bahamas, um dia após três outros sequestradores terem sido mortos a bala ao tentar deixar Cuba em um barco pesqueiro.
Um comunicado do governo disse que a Guarda Costeira cubana seguiu a embarcação de monitoramento marinho até ela entrar nas águas territoriais bahamenses e pediu ao governo das Bahamas para devolver o barco e os sequestradores para Cuba.
Pouco antes, o Ministério do Interior havia dito que três homens, armados com um revólver e uma faca e acompanhados de uma mulher e de seus dois filhos, de 10 e 17 anos, tentaram sequestrar um barco pesqueiro em La Coloma, 30 km ao sul de Pinar del Rio, no oeste de Cuba. Os três acabaram mortos, e um dos garotos foi ferido seriamente na cabeça.
Segundo o governo, houve um tiroteio entre os sequestradores, e a polícia não interveio.
Em abril, Cuba fuzilou três homens que haviam sequestrado, uma semana antes, uma lancha de passageiros em Havana numa tentativa fracassada de fuga para os EUA. As execuções, seguidas da condenação à prisão de 75 dissidentes políticos, provocou uma forte condenação internacional contra a ilha comunista.
O ditador de Cuba, Fidel Castro, justificou a punição dizendo que ela era necessária para interromper uma onda de sequestros supostamente encorajados pelos EUA, cuja legislação dá residência automática a qualquer cidadão cubano que consiga chegar ao país. Os sequestros armados são raros em Cuba, mas vêm crescendo neste ano. Em março, dois aviões de passageiros foram sequestrados e desviados para Key West, na Flórida.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Outro lado: Denúncia não é verdadeira, diz diplomata cubano
Próximo Texto: Argentina: Promotoria pede prisão de De la Rúa por mortes em protestos de 2001
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.