São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TROCA DE PRESOS

Israel aprova acordo com Hizbollah e indulta prisioneiro

DA REDAÇÃO

O governo israelense autorizou ontem a troca de prisioneiros com o Hizbollah prevista para ocorrer hoje. Horas mais tarde, o presidente Shimon Peres concedeu indulto a Samir Kantar, condenado à prisão perpétua desde 1980 e principal nome envolvido no acordo.
Dos 25 ministros do gabinete do premiê Ehud Olmert, apenas três votaram contra a aprovação do acordo, entre eles o da Justiça e o das Finanças. Líderes conservadores e chefes dos serviços de inteligência também se opõem à troca.
Para Peres, a concessão de indulto a Kantar foi "uma decisão difícil" tomada sob "uma dor insuportável". O ex-primeiro-ministro disse "não se tratar de maneira alguma de perdão".
A troca, patrocinada pela ONU, será efetuada pela Cruz Vermelha em um posto na fronteira com o Líbano. Os israelenses deverão libertar cinco prisioneiros, incluindo Kantar, além dos corpos de cerca de 200 militantes islâmicos mortos ao longo dos anos ao tentarem se infiltrar em Israel.
O Hizbollah comprometeu-se a entregar os dois soldados israelenses, ou seus corpos, capturados em julho de 2006, no episódio que desencadeou a guerra de 34 dias travada entre Israel e a milícia islâmica xiita. Deverão ser devolvidos também os corpos dos outros israelenses mortos no conflito.


Com France Presse e Reuters


Texto Anterior: Teerã na mira: Diplomatas dos EUA e Irã terão contato inédito em 29 anos
Próximo Texto: Sucessão nos EUA/ guerra sem fim: Iraque desvirtuou política externa dos EUA, diz Obama
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.