São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Constituição pode dar brecha para 'vencer no tapetão'

DE SÃO PAULO

O presidente Barack Obama pode lançar mão de uma manobra jurídica para elevar o teto do endividamento dos Estados Unidos à revelia do Congresso.
Em última instância, o governo democrata pode recorrer à Suprema Corte, argumentando que dar calote em obrigações contraídas pelo governo é inconstitucional.
A seção quatro da 14a Emenda da Constituição americana determina que "a validade da dívida pública dos Estados Unidos, incluindo débitos contraídos para pagar aposentadorias e pensões, não pode ser questionada". Ou seja, não se pode renegar uma dívida já contraída pelo governo.
Na interpretação de alguns juristas, essa seção implica que o Congresso não pode negar a elevação do endividamento, porque isso levaria o Executivo a dar calote no pagamento de dívidas.
Outros juristas afirmam que a emenda se refere apenas a um calote definitivo, e não a uma suspensão temporária de pagamentos, o que ocorreria no caso de veto à elevação do endividamento.
O líder democrata no Senado, Harry Reid, veio a público para afirmar que o presidente não deveria evocar a 14a Emenda para resolver o problema da dívida.
Essa atitude por parte da Casa Branca seria vista como "vencer no tapetão". Mas, em caso de desespero, a opção não está totalmente descartada. (PCM)


Texto Anterior: Brasil aumenta compra de títulos dos EUA
Próximo Texto: Paul Krugman: Beirando a loucura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.