São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Decisão causa revolta em grupos de direitos humanos

Justiça indonésia absolve acusados por massacres em Timor Leste

DA REDAÇÃO

Dois tribunais indonésios absolveram ontem um general e cinco outros oficiais acusados de graves violações dos direitos humanos em Timor Leste em 1999, quando este país votava a independência em relação a Jacarta.
A decisão revoltou grupos de direitos humanos, que acusam militares indonésios de participar ou ao menos não impedir os massacres que ocorreram então.
Esses grupos manifestaram preocupações com o julgamento de outros 11 oficiais indonésios e querem que as Nações Unidas instituam um tribunal independente para julgá-los. Os militares são acusados de conspiração com milícias que praticaram crimes como estupros, assassinatos e expulsões. A violência só terminou com a chegada de uma força de segurança internacional.
"Os réus não foram considerados culpados e devem ser absolvidos de todas as acusações", afirmou o juiz Cicut Sutiarso, ao ler a decisão de absolver três coronéis e dois majores. Antes, outro tribunal já havia absolvido o último chefe da polícia indonésia no Timor. Anteontem, um ex-governador do Timor indicado pela Indonésia e envolvido com os crimes havia sido condenado a apenas três anos de prisão.
O Timor Leste foi invadido pela Indonésia em 1975, após declarar sua independência de Portugal. Ao menos 100 mil pessoas foram mortas na guerra pela independência que se seguiu à invasão. O país foi declarado independente oficialmente em maio, após um período de transição com um governo da ONU.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Saddam Hussein é indicado para novo mandato
Próximo Texto: Guerra sem limites: Famílias do 11 de setembro exigem US$ 1 tri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.