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Sites resistem a apagão;
empresas usam plano "B"
MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL
A internet sobreviveu ao apagão
de Nova York. Sites noticiosos
conseguiram manter-se no ar e
informar o internauta sobre a extensão do blecaute. Alguns sites
ficaram mais lentos, e o usuário
levou mais tempo para carregar
as páginas, como as da rede de TV
CNN e do jornal "USA Today".
Já a população de Nova York
apelou para outras opções na tentativa de obter informações atualizadas. Os pagers foram um dos
meios usados pelas pessoas nas
ruas. Nos portões das estações de
trem, havia usuários com seus notebooks conectados a celulares
por meio de tecnologias de transmissão (Bluetooth) que permitiram a conexão à internet, mas não
fazer ou receber ligações.
A IBM, com sede no Estado de
Nova York, foi uma das empresas
de tecnologia afetadas, mas conseguiu manter seus equipamentos no ar usando geradores.
Com o corte de energia, as empresas de manufatura, as instituições financeiras e outros setores
apelaram para o plano "B" -de
contingência-, conhecido como
"disaster-recovery services". A
SunGard, a IBM, e a HP estão entre as que apostam na oferta de
serviços para recuperação de dados em casos de acidentes.
Em 2001, de acordo com relatório do instituto de pesquisas IDC,
esse tipo de negócio movimentou
US$ 3 bilhões. A previsão é faturar, em 2006, US$ 4,2 bilhões, com
uma taxa de crescimento de 6,9%
ao ano.
Um outro negócio que vem registrando alta acentuada é conhecido por "continuidade do negócio", em que as empresas mantêm
um tipo de espelho de suas operações em ambientes externos,
prontos para assumir a operação
em caso de falha no sistema da
matriz. De acordo com o IDC, esse segmento faturou, em 2001,
US$ 29,9 bilhões e a previsão é
chegar a US$ 54,9 bilhões no final
de 2006.
Segundo a SunGard, com 7.000
clientes na América do Norte, 30
empresas acionaram o serviço de
recuperação de dados anteontem.
A IBM atua nessa área nos EUA
há 35 anos; no Brasil, tem 80 clientes. A HP possui 40 clientes.
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