São Paulo, domingo, 16 de agosto de 1998

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RELAÇÕES PERIGOSAS
Escândalo sexual praticamente monopoliza noticiários na TV; busca na Internet mostra mais de 10 mil links
EUA vivem o "verão Monica Lewinsky"

de Nova York

Os Estados Unidos estão vivendo o que já passou a ser chamado de o ''verão Monica Lewinsky'': um bombardeio de informações sobre o caso via TV, jornais, revistas e Internet. Há até um próspero comércio de produtos relacionados a isso.
Quem entrasse nesta semana na página da TV NBC na Internet encontraria o seguinte recado: ''Se você está cansado de ouvir falar sobre o caso Monica Lewinsky e está procurando um refresco na sua programação de TV, não irá encontrar isso aqui, porque nós estaremos transmitindo todas as novidades sobre o caso''.
E a NBC não é a única. A cobertura das outras TVs está seguindo a mesma receita. Na Internet, uma busca com o nome Monica Lewinsky leva a 10.898 links, sendo que, é claro, existem os ''100 melhores sites''. Estes incluem fã-clubes, montagens do rosto de Monica e do presidente Bill Clinton em quadros famosos, montagens de fotos de Monica nua, camisetas, piadas, cartoons etc.
Alguns sites contêm declarações de amor a Monica. São coisas como: ''Oh, Monica, por que te amo tanto? Serão os seus lábios carnudos? Ou o jeito doce e o coração inocente, que confiou na má amiga Linda Tripp?'' -e 114.792 pessoas já visitaram.
A superexposição do caso criou também uma nova comercialização de produtos. Há alguns meses um canal a cabo de propagandas de sexo explícito, tipo disque 900, mostra a sombra de três mulheres -Monica, Paula e Gennifer- que prometem contar ''todos os segredos'' para quem telefonar.
No mesmo canal de TV está sendo exibida a propaganda da ''camisinha presidencial'', que promete ser a mais resistente, com a comprovação e assinatura de Monica L., Paula J., e Gennifer F..
Uma das mais famosas lojas de comida de Nova York, a Dean & Deluca, também começou a vender há duas semanas as bolachas Monica Lewinsky e Bill Clinton. Cada bolacha, do tamanho de um porta-copos, com sabor de pão-de-mel e o rosto de Monica ou o de Clinton desenhados com glacê de açúcar colorido, custa US$ 20, preço de um jantar em um restaurante mediano da cidade.
Em um artigo na ''The New Yorker'' desta semana, seu editor-executivo, Hendrix Hertzberg, discute porque o norte-americano está tão fascinado com a história. Hertzberg enumera as explicações que viu na TV, como ''não é sobre sexo, é sobre falso testemunho'' ou ''é sobre obstrução da Justiça''.
Por fim, diz que, se a repetição pode tornar algo verdadeiro, a investigação do relacionamento entre eles não é sobre sexo. Mas também seria verdade que ''os compradores de Playboy e Penthouse estão interessados só nas entrevistas''. (ALESSANDRA BLANCO)



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