São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Mulheres trabalham o dobro do que homens em tarefas domésticas, conclui Departamento do Trabalho americano

EUA quantificam dupla jornada feminina

EDMUND L. ANDREWS
DO "NEW YORK TIMES"

Pode cair na categoria das "coisas que você sabia mas nunca pôde provar", mas pesquisa do Departamento do Trabalho dos EUA divulgada ontem mostra que a mulher trabalhadora americana média gasta o dobro do tempo despendido pelos homens na mesma condição em tarefas da casa e no cuidado dos filhos.
Mulheres que trabalham também dormem uma hora a menos por noite do que as donas-de-casa. Já os homens passam mais tempo do que as mulheres tanto no trabalho quanto em atividades esportivas e de lazer.
Essas são algumas conclusões de uma tentativa sistemática do Departamento do Trabalho de medir as tendências de ocupação dos americanos dentro e fora do local de trabalho.
Os resultados são baseados em uma pesquisa com 21 mil pessoas às quais foi pedido que registrassem como gastaram cada hora em um período único de 24 horas.
O levantamento descobriu que os adultos - independentemente se trabalham ou não- têm pouco mais de cinco horas de lazer por dia e gastam metade desse tempo assistindo à TV.
Por outro lado, o adulto médio dedica apenas 20 minutos de lazer ao esporte e outros 20 minutos a "pensar e relaxar".
Segundo o departamento, a pesquisa foi a primeira dentro de um novo programa para identificar tendências de como os americanos usam seu tempo.
Os pesquisadores pretendem entrevistar 14 mil pessoas por ano. O objetivo, disseram, é descobrir mudanças a respeito de como as pessoas encaixam o trabalho em suas vidas.
"Estamos medindo o trabalho há muito tempo, mas não entendíamos o contexto do trabalho", disse Diane Herz, coordenadora da pesquisa. "Como as pessoas encaixam o trabalho em suas vidas? Apenas de segunda a sexta? O trabalho está se tornando maior ou menor nos fins de semana? Que concessões as pessoas estão fazendo?", afirmou.
Porque a pesquisa é nova, não há base para comparar como os americanos gastavam seu tempo 10 ou 20 anos atrás. Mas confirma que velhas divisões de trabalho entre o homem e a mulher em parte permanecem.
A mulher trabalhadora média, por exemplo, passa cerca de uma hora e meia por dia cuidando dos demais membros da família, contra 50 minutos gastos pelo homem na mesma tarefa.
Do mesmo modo, enquanto a mulher gasta mais de uma hora e vinte minutos em tarefas domésticas, o homem não gasta mais de 45 minutos.
Quase a mesma quantidade de homens e de mulheres entrevistados trabalha, segundo a pesquisa: 78% das mulheres e 85% dos homens. Mas dois terços de todas as mulheres disseram que preparavam refeições e faziam serviços domésticos em um dia normal de trabalho. Em comparação, apenas 19% dos homens afirmaram auxiliar nos afazeres de casa e 34% disseram ajudar na comida ou na limpeza.
"Tivemos duas reações diferentes a esses resultados", disse Herz. "Alguns disseram que eles provam que nada mudou entre homens e mulheres. Outros ficaram surpresos por as diferenças não terem sido maiores."


Texto Anterior: Direitos humanos: EUA criticam sauditas por repressão religiosa
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Pesquisa dá empate entre Bush e Kerry
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.