São Paulo, Sábado, 16 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte de ditador nazista ainda causa polêmica

FÁBIO ZANINI
de Londres


Mais de meio século depois das mortes de Adolf Hitler e sua mulher, Eva Braun, ainda não há consenso sobre as circunstâncias exatas em que elas ocorreram.
A versão mais aceita por historiadores seria a de que Hitler, acuado pelo avanço de tropas soviéticas sobre Berlim, teria se suicidado ingerindo arsênico. Seu corpo, encontrado pelos soviéticos, teria sido queimado, e as cinzas, jogadas em local ignorado.
"A única documentação existente são relatórios feitos pelos soldados soviéticos. Mas há muitas lacunas e contradições nos relatos", afirma o professor Anthony Nicholls, especialista em nazismo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Uma versão que ganhou força ultimamente é a de que Hitler teria se matado com um tiro. No ano passado, uma suposta pistola usada por ele no suicídio foi leiloada nos Estados Unidos.
"Pela própria personalidade de Hitler, uma morte com arma de fogo pareceria a ele mais honrosa do que a indolor ingestão de veneno", opina Nicholls.
Outro mistério é a morte de Braun. Não se sabe se ela se suicidou ou se foi assassinada por Hitler a tiros.
No decorrer dos anos, uma série de "teorias conspiratórias" foi surgindo para tentar explicar a morte do ditador alemão.
Uma delas diz que Hitler e Braun, na verdade, foram mortos por membros da SS, tropa de elite nazista, descontentes com o fracasso alemão na Segunda Guerra Mundial.
A teoria mais fantástica afirma que Hitler e Braun, na verdade, conseguiram enganar os soviéticos, fugiram e viveram escondidos por mais de 20 anos.
A especulação fundamenta-se no suposto uso de sósias por Hitler para se proteger de possíveis atentados.
"Então, os corpos encontrados no bunker em Berlim seriam de sósias de Hitler e Braun, que foram queimados pelos soviéticos", afirma Donald Cameron Watt, estudioso da vida de Hitler e professor da London School of Economics.


Texto Anterior: Passado revisitado: Berlim desenterra bunker de Hitler
Próximo Texto: Indonésia: Manifestação em Jacarta fere 70
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.