São Paulo, Sábado, 16 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Índice

CERCO
Objetivo é forçar entrega de Bin Laden
ONU impõe sanções ao grupo Taleban

das agências internacionais

O Conselho de Segurança da ONU impôs ontem uma série de sanções ao Taleban, milícia islâmica que controla 90% do território do Afeganistão.
O objetivo é pressionar o movimento a entregar o saudita Osama bin Laden, acusado de envolvimento nos atentados a bomba contra embaixadas norte-americanas na África em 98.
As medidas entrarão em vigor no próximo dia 14. Segundo a determinação, o Taleban deve extraditar Bin Laden aos EUA ou a outro país que possa julgá-lo.
A resolução foi redigida pelos EUA. Determina o congelamento das contas do Taleban no estrangeiro e proíbe o uso de aeroportos de outros países pelo movimento, com exceção para vôos realizados por razões humanitárias e para peregrinos que visitam Meca.
Bin Laden é acusado de organizar os atentados às embaixadas dos EUA em Nairóbi, no Quênia e Dar Assalaam, na Tanzânia, que deixaram 224 mortos.
Os dirigentes do Taleban dizem querer provas da participação de Bin Laden em atos terroristas.


Texto Anterior: Crise na Ásia: Paquistão faz ofensiva anticorrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.