São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Segundo comunicado, Bento 16 participará de conferência do Conselho Episcopal latino-americano em Aparecida

Papa virá ao Brasil em 2007, diz CNBB

DA FOLHA ONLINE

O papa Bento 16 virá ao Brasil em 2007 para participar da 5ª Conferência Geral do Celam (Conselho Episcopal Latino-americano). O anúncio foi feito neste sábado de manhã pela assessoria de imprensa da entidade.
Segundo comunicado divulgado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Conferência Geral será o Santuário Mariano, em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo), e a data escolhida será entre o final de abril e maio de 2007. A escolha foi uma decisão pessoal do papa Bento 16, informou ainda o Celam.
Questionado se havia sido informado da visita do papa,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu que não, ao chegar a Roma, ontem. Disse que ficaria feliz se ele viesse. "O Brasil, como o maior país católico do mundo, estará agradecido com a presença de um papa." Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, um encontro entre Bento 16 e Lula teria sido estudado para a atual visita a Roma, mas não foi possível devido a compromissos do papa.
Ontem, Bento 16 recebeu na sua Residência Apostólica a cúpula do Celam: dom Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago (Chile) e presidente do órgão, dom Pedro Rubiano Sáenz, arcebispo de Bogotá (Colômbia); dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo; e dom Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires (Argentina).
Durante a audiência, o papa recebeu o primeiro documento preparatório dos trabalhos da conferência e, ao ouvir os motivos dos cardeais para que o encontro se realizasse na América Latina, o papa comunicou-lhes a data e o lugar do próximo evento. O pontífice garantiu sua presença na abertura do encontro. Em julho, Bento 16 escolheu o tema da Conferência: "Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que os nossos povos tenham vida n'Ele".
Nos últimos 50 anos, as conferências têm sido realizadas em cidades latino-americanas, como Rio de Janeiro, em 1955, Medellín (Colômbia), em 1968, Puebla (México), em 1979, e Santo Domingo (República Dominicana), no ano de 1992.
Ontem, em mensagem dirigida ao diretor da FAO (Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação), Jacques Diouf, por ocasião do 60º aniversário da instituição, Bento 16 denunciou a fome e a desnutrição no mundo, "da qual o homem é em parte responsável devido ao seu egoísmo."


Com agências internacionais

Texto Anterior: Moda sem furos: Colombiano cria alta-costura blindada
Próximo Texto: Artigo: Em baixa, Berlusconi dá "golpe eleitoral"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.