UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pôster da Arca de Noé ornava o esconderijo

ALEXANDAR VASOVIC
DA ASSOCIATED PRESS, EM ADWAR, IRAQUE

O quintal do lugar onde Saddam Hussein foi encontrado estava sujo, as roupas usadas não tinham sido lavadas, a despensa estava vazia e a única obra de arte na parede era um pôster mostrando a Arca de Noé.
O esconderijo do ex-líder iraquiano numa propriedade rural, no norte do Iraque, era mais parecido com uma casa caindo aos pedaços, abandonada por invasores, do que com os luxuosos palácios nos quais ele viveu por anos.
Durante visita feita na segunda-feira ao casebre de barro situado acima do buraco em que Saddam foi encontrado, jornalistas viram um quarto minúsculo e uma cozinha improvisada, mas nenhum banheiro.
Galhos de árvores cobriam o telhado, e a única segurança era dada por uma porta metálica cinza com um cadeado.
No interior do casebre, roupas sujas, incluindo uma calça cinza e uma toalha, estavam penduradas num varal acima de uma cama coberta com um cobertor em estampa floral. O pôster estava preso a uma parede próxima a uma segunda cama, que aparentava não ter sido usada.
Uma caixa no chão continha uma longa veste preta árabe, duas camisas masculinas brancas, novas, e duas cuecas samba-canção brancas de algodão.
Ao lado da parede havia um par de sapatos mocassim pretos e um par de chinelos com fivelas douradas. No chão, livros didáticos velhos.
Na cozinha improvisada do casebre, uma geladeira pequena continha algumas barras de chocolate Bounty, alguns cachorros-quentes e uma lata de refrigerante Seven-Up. Havia pão velho no balcão, restos de arroz numa panela e louça suja na pia.
Sobre uma prateleira acima do fogão a gás havia sabonete, uma caneca de café, um produto para fazer higiene bucal, um espelho e dois tabletes de chocolate Mars.
Dois homens foram presos quando fugiam do local no momento em que as tropas o invadiram, na noite de sábado. A captura de Saddam foi anunciada no dia seguinte, em Bagdá.


Texto Anterior: EUA mantêm segredo sobre local de prisão
Próximo Texto: "Saddam cansou", diz correspondente da CNN
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.