São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALBA

Cúpula chavista eleva o tom contra Obama

DA FRANCE PRESSE

Os países da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas) subiram ontem o tom contra o presidente dos EUA, Barack Obama, e, revendo mantras antes usados contra George W. Bush, disseram que "são óbvias as intenções reais do império, agora sob o sorriso amável e o rosto afro-americano".
Na cúpula do grupo esquerdista, em Havana, presidentes de Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua e um representante equatoriano acusaram Obama de tentar frear a esquerda na América Latina, citando o desfecho do golpe em Honduras e o acordo militar com a Colômbia.
A aproximação entre Obama e os esquerdistas, ensaiada na Cúpula das Américas, em abril, se deteriorou principalmente com a eleição hondurenha, defendida pelos EUA. "Honduras é exemplo da demagogia e do oportunismo americano [quanto ao] compromisso com a democracia", disse o líder cubano Raúl Castro.


Texto Anterior: Calderón propõe reforma política no México
Próximo Texto: Argentina: Enviado dos EUA se reúne com governo Cristina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.