São Paulo, terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMOCRATAS

ACELERANDO

Fã de motos, John Kerry uniu o útil ao agradável no domingo. Rodou Milwaukee a bordo de uma Harley-Davidson e aproveitou para homenagear William Harley e Arthur Davidson, que criaram o primeiro modelo da marca na cidade, em 1903.

PASSE DE MÁGICA

Outro filho ilustre de Wisconsin, o mágico Harry Houdini (1874-1926), também entrou na campanha -como piada. Partidários de John Kerry dizem que Howard Dean vem invocando o espírito de Houdini para se livrar das recentes derrotas.

CAMPO INIMIGO

Os democratas passaram longe de Ripon, em Wisconsin, na atual campanha. O Partido Republicano foi fundado na pequena cidade, em março de 1854, por 54 locais liderados pelo advogado Alvan Bovay.

EU BEBO SIM

Em Wisconsin, os pré-candidatos tiveram de abandonar o politicamente correto e tomar cerveja diante dos fotógrafos. O Estado, terra da cervejaria Miller, produz mais de 600 marcas diferentes da bebida. Há até aberrações com gosto de mel, groselha e chocolate.

OUTROS TEMPOS

As cervejarias de Wisconsin são influência de imigrantes alemães, cortejados principalmente pelo herói de guerra John Kerry na atual campanha. Em tempo: durante a Segunda Guerra, o Estado manteve 19 mil alemães como prisioneiros.

TUDO POR UM VOTO

Além de beber cerveja, todos os pré-candidatos já usaram um gigantesco chapéu em forma de queijo, símbolo de Wisconsin. Igor, um rato gigante representado em um estátua de quase 4 metros, é um dos ícones da cultura kitsch do Estado.

MEIO PARADO

Era grande o clima de desânimo ontem entre os partidários de Howard Dean em seu comitê no centro de Milwaukee. Muitos estavam apenas sentados em um sofá sob uma placa que perguntava: ""O que você já fez hoje para vencer em Wisconsin?"


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Arrancada de Dean na campanha deu forma à agenda democrata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.