São Paulo, terça-feira, 17 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-presidente reformista do Irã oficializa desistência de candidatura por "unidade'

DA REDAÇÃO

O ex-presidente do Irã Mohammad Khatami (1997-2005) anunciou ontem formalmente a retirada de seu nome da disputa pela Presidência nas eleições de junho. Em comunicado, Khatami alegou não querer dividir o campo reformista no pleito, provavelmente contra o atual presidente, o conservador Mahmoud Ahmadinejad.
O ex-presidente, que havia anunciado sua candidatura há cerca de um mês, apoiará o ex-premiê Mir Hossein Moussavi -que governou nos anos 80 e, segundo ele, tem melhor trânsito entre conservadores. O cargo de premiê já foi extinto.
Há expectativa de que o terceiro candidato reformista, o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karubi, também desista.
Os boatos sobre a desistência de Khatami começaram na semana passada, mas ganharam força anteontem, quando ele se encontrou com Moussavi. Segundo relatos, ele disse na ocasião que Moussavi "atrairá significativa porcentagem de votos do outro lado. Alguns conservadores que não votam em Ahmadinejad não votariam em mim, mas sim em Moussavi".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Netanyahu convida líder radical a chefiar diplomacia
Próximo Texto: Tensão: EUA derrubaram "avião-espião" do Irã no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.