São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

50 heróis de usina viram 180 ao longo do dia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao longo do dia de ontem, os "50 de Fukushima" viraram 180 -e, durante algumas horas, caíram para zero, quando a Tepco, administradora da usina, precisou retirar todos os funcionários devido a um aumento temporário nos índices de radiação.
Depois que os índices caíram, 180 empregados passaram a tentar evitar um desastre nuclear de proporções maiores. A Tepco não informa quem são nem se os 50 fazem parte da nova equipe de 180. Ao todo, a usina emprega 800 funcionários.
Numa tarefa considerada "heroica" por especialistas, os "50 sem rosto" -como foram chamados pelo "New York Times"- caminharam por setores labirínticos da usina em total escuridão, só interrompida por suas lanternas, e atentos a eventuais explosões de hidrogênio.
Carregando tanques de oxigênio às costas, eles usaram roupas de chumbo e levaram consigo aparelhos medidores dos níveis de radiação enquanto se dedicavam à tarefa de tentar esfriar os reatores.
Segundo o "New York Times", porém, o equipamento incluía capuzes que não oferecem proteção antirradioativa adequada.


Texto Anterior: Agência da ONU vê dano sério nos reatores
Próximo Texto: Tragédia no Japão: Imperador vai à TV pela 1ª vez e pede esperança
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.