UOL


São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA revistam casas à procura de aliados de Saddam

DA REDAÇÃO

As forças norte-americanas no Iraque lançaram ontem uma grande operação em Bagdá à procura de pessoas ligadas ao antigo regime do ditador Saddam Hussein, com revistas em diversas casas da capital do país.
Entre as casas revistadas, estaria a de uma cientista iraquiana procurada pelos EUA por sua suposta participação em programas de desenvolvimento de armas proibidas, segundo um oficial americano. A mulher não estava em casa no momento da operação.
Não estava claro se a casa revistada era de Suda Salih Mahdi Ammash, conhecida pelos serviços de inteligência americanos como "Mrs. Anthrax" (sra. antraz), ou de Rihab Taha, conhecida como "Dr. Germ" (dra. germe). Ambas seriam, segundo os EUA, figuras de destaque nos programas iraquianos de desenvolvimento de armas químicas e biológicas.
As tropas dos EUA ainda não encontraram provas de que o regime de Saddam possuía armas de destruição em massa, o principal argumento usado para atacar o Iraque. O chefe do Estado-Maior dos EUA, general Richard Myers, disse que a coalizão ainda está trabalhando para encontrar as armas banidas. "Ainda temos muito trabalho para fazer para encontrar e inutilizar locais com armas de destruição em massa e garantir que esses armamentos biológicos e químicos não caiam nas mãos de terroristas", disse.
O chefe do Comando Central dos EUA, Tommy Franks, chegou ontem a Bagdá, em sua primeira visita à cidade desde o início da guerra, para se reunir com comandantes da linha de frente das tropas americanas no Iraque.

Retorno do exílio
Ahmad Chalabi, um dos principais líderes iraquianos no exílio, retornou a Bagdá ontem pela primeira vez desde 1958. Líder do Congresso Nacional Iraquiano, com sede em Londres, Chalabi é um dos favoritos dos EUA para dirigir o país quando o poder for devolvido aos iraquianos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Novo tiroteio mata mais 3 em Mossul
Próximo Texto: Perguntas e respostas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.