São Paulo, domingo, 17 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

White nega reportagem da TV Globo

Reverendo britânico não confirma ter revelado morte de engenheiro

ÉRICA FRAGA
DE LONDRES

O reverendo anglicano Andrew White, diretor do Centro Internacional para Reconciliação e do Instituto Iraquiano da Paz, afirmou ontem que não confirma a informação, veiculada pelo "Jornal Nacional", da TV Globo e creditada pela emissora a ele, de que o engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Jr. estaria morto.
"Eu, definitivamente, não falei isso", disse em entrevista à Folha ontem. Bastante irritado, White afirmou que "pode ter dito" à reportagem do "Jornal Nacional" que escutou comentários sobre a suposta morte de Vasconcellos Jr., desaparecido no Iraque desde 19 de janeiro. Mas negou cinco vezes em oito minutos, em telefonema com a Folha, que dera informação específica sobre o caso.
"Pode ser que eu tenha dito que alguém disse isso, mas as pessoas nos dizem todo o tipo de coisas e não acreditamos em tudo o que ouvimos. Se eu disse algo, não deveria ter dito", afirmou White.
White contou que, na verdade, aproximou-se do repórter da TV Globo no bar de um hotel, quando soube que se tratava de um brasileiro. "Eu não sabia que estava falando com um jornalista. Quando descobri que havia uma pessoa do Brasil ali, perguntei a ele se sabia algo sobre o seqüestrado brasileiro. E, estupidamente, disse que nós estávamos envolvidos na busca", disse.
Sem entrar em detalhes, o reverendo afirmou que a reportagem veiculada pela TV Globo está lhe causando problemas. Segundo ele, o Instituto Iraquiano da Paz está envolvido na busca por seqüestrados na área onde Vasconcellos Jr. desapareceu.
"Estamos lidando com uma das coisas mais perigosas do mundo. Não estou preparado para colocar minha equipe em risco. Sob nenhuma circunstância", disse White, em tom bastante alterado e irritado. Questionado pela Folha se tinha alguma informação sobre o paradeiro e a situação de Vasconcellos Jr., ele respondeu:
"Eu posso ter, mas não falarei sobre isso. Não estamos preparados para dizer nada, definitivamente, sobre nenhum caso individual. Mas, certamente, não dei a ele nenhum tipo de informação."
O "Jornal Nacional" disse na quinta-feira que Vasconcellos Jr. estaria morto. Anteontem a notícia foi repetida, mas dessa vez o "Jornal Nacional", disse que a fonte era White. O Ministério de Relações Exteriores disse que não reconhece a morte de Vasconcellos Jr. e que continua investigando seu paradeiro. Na última quinta-feira, Luiz Henrique de Vasconcellos, irmão do engenheiro, disse que a informação fazia "parte de uma série de notícias que a família já recebeu, mas nunca obteve confirmação".

Reféns
Soldados dos EUA e do Iraque se preparavam ontem para a segunda ofensiva em Madaen, ao sul de Bagdá, para tentar libertar reféns xiitas seqüestrados anteontem por insurgentes sunitas. Uma autoridade xiita afirmou à Reuters que o número de reféns chega a 150. Ataques de insurgentes deixaram ao menos 12 mortos. Dois soldados dos EUA morreram.


Com agências internacionais

Texto Anterior: América Latina: Equador mergulha em nova crise política
Próximo Texto: Outro lado: Globo reafirma sua informação sobre brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.