São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Uso político de publicidade é denunciado

DA REDAÇÃO

O secretário de Meios de Comunicação do governo argentino, Enrique Albistur, foi denunciado à Justiça pelo Promotoria de Investigações Administrativas sob a acusação de distribuir publicidade oficial no valor de US$ 3 milhões a empresas "sócias ou amigas", entre 2004 e 2007.
Albistur ocupa a pasta desde o início do governo de Néstor Kirchner, em 2003. Ele continuou no cargo após a eleição e a posse de Cristina Kirchner, no ano passado.
Em entrevista ontem à noite, o secretário disse que a denúncia, que ainda será examinada pela Justiça, é "baseada em falsidades" e "uma manobra para instalar um tema de apelo midiático". Se for processado por "negociações incompatíveis com a função pública" -crime que lhe é atribuído pelo promotor Manuel Garrido-, ele pode ser condenado a entre 1 e 6 anos de prisão.
Além de Albistur, foram denunciados dois auxiliares diretos dele na Secretaria de Meios de Comunicação.
A investigação começou a partir de uma acusação feita em 2006 pela Associação pelos Direitos Civis de que o ex-presidente Kirchner discriminava meios de comunicação que não lhe eram favoráveis ao distribuir a publicidade oficial. A relação de Kirchner -como a da atual presidente- com a imprensa é tensa. Os dois costumam criticar os jornais e TVs em atos oficiais e raramente dão entrevistas aos meios de comunicação locais.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Financiamento de campanha é incógnita
Próximo Texto: Cuba: Não há lugar para inimigo, diz jornal oficial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.