São Paulo, sexta-feira, 17 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calderón faz cobrança sobre armas

DO ENVIADO AO MÉXICO

"Não vou fingir que é responsabilidade única do México. Nós também temos responsabilidade. Temos de fazer nossa parte." Com as frases, Barack Obama começou a desfazer o clima tenso que pairava sobre o encontro com seu colega mexicano, Felipe Calderón, ontem à tarde, na residência oficial de Los Piños.
Mas o fato é que a reunião aconteceu num dos momentos mais difíceis entre os dois países vizinhos, causado por uma guerra entre os cartéis de drogas alimentada por armas e consumidores norte-americanos.
Em meio a um pesado esquema de segurança e com as atividades concentradas naquele local da Cidade do México, Obama iniciou sua primeira visita como presidente ao México citando JFK para falar que os laços que unem os dois países não podem ser quebrados. Lembrou que em Chicago, seu berço político, pelo menos um terço da população é de mexicanos ou descendentes.
Calderón respondeu num tom cordial, mas com pelo uma estocada. Depois de ironizar o fato de granadas serem vendidas nas feiras de armas nos EUA, o mexicano afirmou: "Tomara que as armas vendidas nos EUA e usadas no México não sejam um dia usadas contra cidadãos americanos".
Obama disse que continuava a favor do veto à venda de metralhadoras e rifles nos EUA, similar ao que existiu entre 1994 e 2004 e cujo fim é apontado no México como responsável pela escalada na violência dos narcotraficantes. Mas, por achar que o Congresso não o aprovaria agora, pretende ratificar um tratado aprovado pela OEA em 1998 que dificulta o contrabando de armas. (SD)


Texto Anterior: Polícia mata 3 suspeitos de armar plano contra Morales
Próximo Texto: Lula vê interesse cubano em diálogo e sugere a Obama que indique mediador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.