São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Casais gays inauguram na Califórnia permissão legal para casamentos

DO "NEW YORK TIMES"

Inúmeros casais de gays e lésbicas inauguraram ontem a permissão para casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, depois de a Suprema Corte do Estado ter derrubado, em maio, uma norma de 1977 que estabelecia que o casamento é "a união de um homem e uma mulher". Os casamentos começaram às 17h01 locais, um minuto depois de a decisão passar a vigorar.
Em São Francisco, Del Martin, 87, e Phyllis Lyon, 84, foram o primeiro e único casal a receber a certidão. Martin e Lyon, juntas há 50 anos, pareciam comovidas com a atenção da mídia. "Quando ficamos juntas, não pensávamos em nos casar. Este é um dia maravilhoso", disse Lyon.
Do lado de fora da prefeitura, onde o casal fez os votos, grupos pró e contra o casamento gay entoavam cantos e gritos de apoio. Uma banda tocava músicas de casamento; do outro lado, um cartaz dizia: "Sexo gay é pecado".
A escolha de Martin e Lyon como o primeiro casal do mesmo sexo de São Francisco foi simbólica: as noivas já haviam se casado ali em 2004, quando a cidade desrespeitou a lei ao emitir mais de 4.000 certificados de casamento para casais de gays e lésbicas.
As uniões de então foram mais tarde invalidadas pela Justiça. A permissão atual, porém, pode ter vida curta: os californianos poderão suspendê-la em um referendo sobre o tema em novembro.


Texto Anterior: Iraque quer Fome Zero com produtos brasileiros
Próximo Texto: UE evita contágio do "não" irlandês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.