São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE

Perfil de sucessor não deve ajudar a aumentar o apoio da rede

JASON BURKE
DO "GUARDIAN"

Qual é o significado da ascensão de Ayman al Zawahiri ao comando da rede terrorista Al Qaeda?
O fato de Zawahiri ter assumido o comando mostra que as estruturas internas da organização fundada em Peshawar, Paquistão, em 1988 ainda funcionam.
Ele era o candidato evidente para assumir a direção da organização.
Não dispomos dos detalhes, mas a nomeação de Zawahiri deve ter sido aprovada por um shura, ou conselho, de militantes seniores. O grupo que forma o núcleo da Al Qaeda pode se dividir nos próximos anos _é quase certo que isso aconteça, mas ainda não aconteceu.
Em segundo lugar, a nomeação de Zawahiri mostra a importância que as várias filiais regionais ainda têm para a liderança central.
Especialmente com a falta de Bin Laden, o núcleo duro de 30 ou 40 militantes sêniores, muito provavelmente confinados ao oeste do Paquistão, precisa mais do que nunca da "rede de redes" dispersas da Al Qaeda.
De fato, ele precisa dos grupos no Iraque, Iêmen e outros lugares mais do que os grupos filiados precisam dele. Várias dessas diversas "franquias" se manifestaram em favor de Zawahiri.
A escolha dele em detrimento de figuras mais jovens, como o egípcio Saif al Adel ou o líbio Atiyah Abd al Rahman (que se acredita estar baseado no Paquistão), em parte reflete o aumento da influência deles no centro.
Em terceiro lugar, é pouco provável que a nomeação de Zawahiri faça muito para reforçar o apoio popular insignificante que a Al Qaeda desfruta no mundo islâmico.
Zawahiri é velho _completará 60 anos neste domingo, fato que não ajuda em um mundo árabe em que a autoridade das gerações mais velhas está sendo questionada como nunca antes foi.
É egípcio, fato que pode exacerbar as divisões já existentes entre a facção líbia e outras, por um lado, e as de seu país de origem, no interior da liderança.
É irascível e contestador, algo que não ajudará a atrair novos recrutas.


Texto Anterior: Al Qaeda anuncia nº 2 de Bin Laden como novo líder
Próximo Texto: Escândalo da foto de cueca derruba deputado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.