São Paulo, Quinta-feira, 17 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAPA NA POLÔNIA
João Paulo 2º reaparece em público e conduz missa

das agências internacionais

O papa João Paulo 2º, 79, aparentemente recuperou-se da gripe que o impediu de rezar uma missa para 1 milhão de pessoas anteontem em Cracóvia, no sul da Polônia.
No 12º dia da viagem a sua terra natal, o pontífice apareceu para um público de 650 mil pessoas que esperava por notícias em Stary Sacz, a sudeste de Cracóvia.
Ele conduziu uma missa para a multidão, mas não leu a pregação do evangelho. Saiu andando com dificuldade. "Eu diria que ele está mais ou menos de volta ao normal, com exceção da sua voz", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls.
O porta-voz afirmou que a febre que acometia João Paulo 2º já passou e que a viagem seria concluída de forma normal. Apenas a viagem à Armênia, que seria uma visita ao patriarca Karekin 2º, líder da Igreja Cristã Armênia, que está doente, foi cancelada.
Ainda há a intenção de empreender a viagem, mas não a partir de Roma.
Ao final da missa, o papa falou por 25 minutos em quatro línguas para saudar as delegações estrangeiras presentes e lembrou como ele conhecia muito bem as montanhas da região por causa de escaladas e da prática de esqui.
Sábado, o pontífice escorregou no banheiro em Varsóvia (capital) e precisou de três pontos na testa.
Ontem, manifestantes cantaram para ele uma música tradicional polonesa chamada "Sto Lat" (que significa "que você viva cem anos"). "É mais fácil falar do que fazer", respondeu o papa aos manifestantes.


Texto Anterior: Bush é mais popular e tem rejeição menor
Próximo Texto: Perigo à mesa: Mais de 80 se intoxicam na França após beber Coca-Cola
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.