São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anglicanos abrem cúpula sob sombra de rixa por gays

DA REDAÇÃO

Sob temores de racha, a Igreja Anglicana abriu ontem na Cantuária, Inglaterra, a Conferência de Lambeth, cúpula que ocorre a cada dez anos. A conferência deste ano chega na semana seguinte à aprovação da ordenação de mulheres e sob intensa disputa sobre a posição acerca da homossexualidade.
O terceiro maior grupo cristão do mundo está em crise desde que a Igreja Episcopal dos EUA -como é conhecida a Igreja Anglicana no país- ordenou Gene Robinson, gay assumido, como bispo de New Hampshire em 2003. Desde então, as rixas só aumentaram.
No mês passado, descontentes chegaram perto de um racha com a liderança, quando bispos conservadores se encontraram em Jerusalém para a Conferência Global sobre o Futuro Anglicano (Gafcon). Eles acusaram progressistas de proclamar "um falso evangelho que rebaixa a palavra de Deus" e promover "uma variedade de preferências sexuais e comportamento imoral".
Os conservadores, a maioria vinda da África, também criaram um "bloco de poder" que desafia a atual hierarquia, encabeçada pelo arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, embora não tenham se separado oficialmente.
A maioria dos participantes da Gafcon boicotou Lambeth neste ano, irritada com a decisão de Williams de convidar os religiosos que consagraram o bispo gay. O boicote atingiu quase um quarto do total dos bispos, principalmente os conservadores africanos.
Robinson não foi convidado, mas está na região para uma cúpula paralela, que ocorre na Universidade de Kent.

Disputa interna
Mesmo os cerca de 650 bispos que compareceram à conferência se vêem fortemente divididos entre tradicionalistas e progressistas. Os tradicionalistas se opõem fortemente, além da ordenação de gays, à celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que ocorre por exemplo no Canadá. A ordenação de mulheres bispos também é polêmica.
"Para mim, o racha já aconteceu", disse David Steinmetz, especialista em história cristã da Escola de Divindade Duke, da Carolina do Norte. "A questão que ainda não foi respondida é qual será o seu alcance."
Segundo a BBC, a Conferência de Lambeth deste ano não produzirá nenhuma resolução e tentará minimizar discussões sobre sexualidade para tentar esfriar as disputas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: McCain exalta Luther King em fala aos negros
Próximo Texto: Impasse Nuclear: EUA irão a encontro da UE com o Irã só para "escutar"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.