São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

McCain exalta Luther King em fala aos negros

DE NOVA YORK

Elogiando a "campanha histórica" do rival Barack Obama e evocando o líder civil negro Martin Luther King Jr. (1929-1968), o candidato republicano John McCain discursou ontem na Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês).
O candidato, que tem 57% de rejeição entre eleitores negros (contra 28% entre os brancos), segundo a pesquisa do jornal "New York Times" e da rede de TV CBS, disse que King "amou e honrou nosso país mesmo quando o sentimento não era correspondido". McCain repetiu que se arrepende de ter votado contra a criação do feriado que homenageia o líder, assassinado há 40 anos.
O discurso foi pautado por questões sociais, como educação e saúde, pontos mais priorizados entre os eleitores negros do que na média geral -e normalmente mais fracos em plataformas republicanas, baseadas no paradigma de um Estado magro, que cobre menos impostos e invista menos em serviços. Defendeu, por exemplo, recompensas para professores da rede pública que se destacam em seu trabalho.
O democrata Barack Obama tem conseguido manter a discussão de raça em segundo plano na campanha, mas já comentou o tema, inclusive na mesma NAACP, na última segunda.
Mas seu discurso mais emblemático, na Filadélfia, foi em março, quando falou sobre os comentaristas que o definiram como "negro demais ou de menos". "Vimos a tensão racial borbulhar à superfície na semana da primária da Carolina do Sul. A imprensa vem vasculhando todas as pesquisas em busca dos mais recentes indícios de polarização racial", afirmou.
O discurso foi feito após a divulgação de vídeos no qual Jeremiah Wright, seu pastor por muitos anos, fazia sermões com comentários tidos como racistas contra os brancos. Semanas depois, Obama deixaria sua igreja. (DB)


Texto Anterior: Sucessão Nos Eua / À flor da pele: Pesquisa mostra um abismo na percepção sobre raça nos EUA
Próximo Texto: Anglicanos abrem cúpula sob sombra de rixa por gays
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.