UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para EUA, Saddam não agiu no 11 de Setembro

DA ASSOCIATED PRESS

O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, disse ontem que não tinha razão para crer que o ex-ditador Saddam Hussein tivesse ligação com os atentados de 11 de setembro de 2001, cometidos pela rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.
Segundo uma pesquisa, 70% dos americanos pensam que o ex-ditador esteve envolvido pessoalmente nos atentados. Em entrevista no Departamento da Defesa, Rumsfeld foi questionado sobre o tema e disse: "Não vi nenhuma indicação que me levasse a acreditar que eu pudesse dizer isso".
"Sabemos que ele dava US$ 25 mil à família de qualquer pessoa disposta a matar homens, mulheres e crianças inocentes. Também sabemos de outras atividades condenáveis [de Saddam]. Entretanto, no que se refere a esse ponto específico [a ligação do ex-ditador com o 11 de Setembro], não tenho conhecimento de nada", acrescentou Rumsfeld.
No passado, o governo dos EUA disse que o regime de Saddam tinha envolvimento com a Al Qaeda. Em várias declarações nos últimos 12 meses, diferentes representantes da administração de George W. Bush deram a entender que essa relação era próxima.


Texto Anterior: EUA atacam falta de cooperação da Síria
Próximo Texto: Governo intimidou TVs, diz jornalista da CNN
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.