UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo intimidou TVs, diz jornalista da CNN

DA FRANCE PRESSE

Christiane Amanpour, uma das correspondentes de guerra mais conhecidas da CNN, disse que as redes de TV americanas -inclusive o canal para o qual trabalha- foram "intimidadas" pelo governo George W. Bush durante a cobertura da Guerra do Iraque.
"Acho que a imprensa foi amordaçada e se auto-amordaçou", declarou a jornalista ontem a um programa do canal a cabo CNBC. "Lamento dizer isso, mas algumas TVs - talvez, até certo ponto, a minha estação- foram intimidadas pelo governo e por seus soldados da Fox News", afirmou, referindo-se à rede ultraconservadora que se tornou a principal rival da CNN durante a guerra.
"Instalou-se um clima de temor e autocensura sobre o trabalho informativo que realizamos", disse Amanpour, acrescentando que "não foram feitas perguntas suficientes" sobre a guerra.
A CNN refutou as declarações. "Christiane é uma das maiores jornalistas do mundo... mas seus comentários não refletem a realidade de nossa cobertura", disse o diretor de notícias Jim Walton.
Já a Fox News declarou que "é melhor ser visto como soldado de Bush do que como porta-voz da Al Qaeda".


Texto Anterior: Para EUA, Saddam não agiu no 11 de Setembro
Próximo Texto: Oriente Médio: EUA vetam resolução contra Israel na ONU
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.