São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Católicos agora devem incluir na oração eventos como o batismo de Jesus, o milagre de Caná e a transfiguração

Papa anuncia novos mistérios do rosário

PAULO DANIEL FARAH
DA REDAÇÃO

O papa João Paulo 2º, 82, comemorou o 24º aniversário de seu pontificado ontem acrescentando cinco mistérios ao rosário para exortar os católicos a contemplar outros eventos da vida de Jesus Cristo quando recitarem o tradicional método de oração.
Devoto de Maria, o líder da Igreja Católica anunciou ontem as primeiras alterações no rosário desde sua criação, no início do século 13, e firmou a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae".
Tradicionalmente, os católicos contemplam 15 mistérios (divididos em três blocos) que se referem a momentos importantes da história de Maria e de Jesus Cristo (veja quadro ao lado).
Ontem, o papa anunciou mais um bloco de cinco mistérios, ligados à vida pública de Cristo, denominados "mistérios da luz". São eles: o batismo de Jesus (ponto inicial de sua vida pública), a auto-revelação nas bodas de Caná (quando Jesus transformou água em vinho nessa cidade da Galiléia), o anúncio do reino de Deus, a transfiguração (estado glorioso em que Jesus apareceu aos apóstolos no monte Tabor e ponto culminante de sua vida pública) e a instituição da eucaristia.
"Esses cincos mistérios, chamados de mistérios da luz, ou mistérios luminosos, como certamente vão ser chamados popularmente, em analogia aos outros, que têm esse tipo de terminação [gozosos, dolorosos e gloriosos", estão dentro do contexto da grande preocupação do papa desde a preparação do Jubileu do ano 2000, quando ele nos convidou a voltar a atenção para a pessoa de Jesus", diz o padre Eduardo Coelho, coordenador do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo.
Ele explica que "a reza em si não muda. O que muda são os temas, a contemplação. Vamos passar a contemplar outros mistérios, mas a forma é a mesma. Em vez de contemplar o nascimento de Jesus, vamos contemplar o anúncio que Jesus faz do reino de Deus, por exemplo. Isso indica que podem ser propostos outros conjuntos de mistérios sem que isso interfira na estrutura da reza".
Até ontem, os mistérios gozosos se rezavam às segundas e às quintas; os dolorosos, às terças e às sextas; os gloriosos, às quartas, aos sábados e aos domingos. Agora, os gozosos serão rezados às segundas e aos sábados; os dolorosos, às terças e às sextas; os gloriosos, às quartas e aos domingos; os da luz, às quintas.
Segundo o padre Coelho, "certamente amanhã [hoje], quinta-feira, dia para o qual o papa está sugerindo a oração, em muitos lugares já haverá oração".
Para indicar a reza do rosário, é comum referir-se ao terço, termo ligado ao costume de rezar a cada dia a terça parte do rosário. A partir de agora, será rezada a cada dia a quarta parte do rosário, o que possivelmente levará à denominação "quarto".

Ano do Rosário
Eleito papa em 16 de outubro de 1978, Karol Wojtyla (nome de batismo do papa) proclamou o início do Ano do Rosário e exortou os católicos a aproveitar a oportunidade para reavivar sua fé e rezar mais. "Devemos redescobrir o profundo misticismo presente na simplicidade dessa oração, tão cara à tradição popular", afirmou.
João Paulo 2º lamentou que menos católicos recitem o rosário atualmente e disse que a oração é especialmente necessária após os atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center e o Pentágono. Segundo ele, a intenção é rezar em prol da paz e fortalecer a família.
Apesar das inquietações com o frágil estado de saúde do papa, que sofre de mal de Parkinson, o Vaticano anunciou que ele deve viajar à Croácia em breve. A princípio, o Vaticano havia dito que o papa viajaria a Manila (Filipinas) no final de janeiro de 2003, mas ele foi desaconselhado por seus médicos. Uma mudança nos medicamentos e repousos mais prolongados aparentemente ajudaram a melhorar a saúde do papa.


Texto Anterior: Coréia do Sul pede respeito a acordos firmados
Próximo Texto: EUA: Busca ao "atirador de Washington" vai mobilizar até aviões militares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.