São Paulo, terça-feira, 17 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MASSACRE EM FORT HOOD

Imã admite laço com atirador, mas nega incentivo a ataque

DE NOVA YORK

O imã Anwar al Aulaqi afirmou em entrevista que era um confidente do major Malik Nadal Hasan, responsável pelo massacre de 13 pessoas na base militar americana de Fort Hood, mas negou que o tenha incentivado a cometer o ataque.
A ligação de Hasan com Aulaqi, radical islâmico que condena os EUA por participarem de uma guerra contra muçulmanos, foi identificada por meio de uma troca de e-mails que chegou a ser acompanhada pelo FBI, mas nunca resultou em uma investigação mais séria sobre o caso. Arquivos de vídeo e de áudio com as palavras do religioso já foram encontrados em computadores de suspeitos de terrorismo no Canadá e nos EUA.
Em entrevista ao "Washington Post", o religioso se recusou a comentar o que disse a Hasan nos e-mails ou se ele já citara Fort Hood como alvo potencial de ataque.
Segundo Aulaqi, Hasan o via como um confidente. "Estava claro pelos e-mails que Nidal confiava em mim. Nidal me disse: falo com você sobre assuntos que nunca falo com mais ninguém", disse.


Texto Anterior: Caso de espionagem eleva tensão entre Chile e Peru
Próximo Texto: Itália: Julgamento de Berlusconi é adiado para janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.