São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Itamaraty quer pacto nuclear com japoneses

Acordo está na fase final de negociação

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O Brasil está na fase final de negociação de um acordo de cooperação nuclear com o Japão, que deverá envolver troca de informações sobre todo o ciclo de produção de combustível nacional.
Segundo disse ontem, em Washington, o embaixador do Brasil no Japão, Luiz Augusto de Castro Neves, a negociação está 90% finalizada. Ainda estão sendo acertadas salvaguardas "mais delicadas" sobre o acesso a dados dos dois países.
A expectativa é que o acordo com o Japão seja mais limitado do que o pacto bilateral que o Brasil tem na área com a Argentina.
O acordo nuclear com a Argentina é usado como defesa pelo Itamaraty contra as críticas geradas pela não adesão ao protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear da ONU.
O protocolo, rejeitado pelo Brasil, prevê maior acesso de inspetores a instalações nucleares. O país se nega a aderir por acreditar que isso viola a soberania nacional.
No caso argentino, o acordo prevê fiscalização mútua de usinas. As checagens são realizadas pela Abacc, agência de controle bilateral.


Texto Anterior: Foco: Por espaço, Xangai discute adotar lei do "cachorro único"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.