São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia bateu em agressor de Bush, diz irmão

DA REDAÇÃO

Um irmão de Muntader al Zaidi, 29, disse ontem que o jornalista levou uma coronhada de rifle na cabeça e teve um braço quebrado depois de ter sido detido no domingo por atirar seus sapatos contra o presidente dos EUA, George W. Bush, a quem chamou de "cachorro" -duas das mais graves ofensas na cultura islâmica, que considera tanto o objeto quanto o animal impuros.
Autoridades iraquianas negam maus tratos.
Al Zaidi ontem foi ouvido por um juiz e "admitiu sua ação", disse o porta-voz do Conselho Judicial. Hoje há nova audiência.
Nessa fase inicial do processo (investigatória), serão definidos os artigos de lei que o jornalista infringiu. A ONG Repórteres Sem Fronteiras consultou o Ministério do Interior e recebeu como resposta que ele "foi detido em flagrante, em virtude dos artigos 223, 225 e 227 do Código Penal iraquiano".
Sem estipular um prazo para punição, o primeiro prevê prisão para quem atente contra o presidente iraquiano ou chefe de Estado em visita oficial ao país. O último determina prisão máxima de dois anos e multa por ofensa ao chefe de Estado estrangeiro no Iraque.
"Ele será processado pelo insulto e será preso por isso", declarou o criminalista iraquiano Ali Ahmed Mansour.
Já o artigo 225, cuja pena máxima é sete anos de prisão, define como crime "insultar publicamente o presidente". Para condenar Al Zaidi nessa infração, o juiz teria que equiparar o premiê Nuri al Maliki ao termo "presidente" que consta da lei (de 1969). Mais que isso, teria que decidir que o insulto a Bush foi também uma ofensa ao primeiro-ministro.
Apesar do processo, o jornalista segue incensado. Na Arábia Saudita, informou o "New York Times", um magnata quer pagar até US$ 10 milhões por um dos sapatos lançados em Bush.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Al Qaeda chegou ao Iraque após EUA, diz Bush
Próximo Texto: Polícia acha dinamite em loja de departamento em Paris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.