São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

LATINAS

A BAHIA PEGA
Da presidente argentina Cristina Kirchner, em discurso na plenária, justificando seu atraso: "Neste ambiente [a paradisíaca Costa do Sauípe] não dá muita vontade de trabalhar".

"HERMANOS"
O boliviano Evo Morales abriu sua fala com uma saudação ao "hermano presidente Lula". Cristina foi mais longe ao se referir à futura presidência do Mercosul (paraguaia). Saudou a "hermanísima" República do Paraguai.

CUTUCADA
De Francisco Arias Calderón, chefe da delegação venezuelana até a chegada de Hugo Chávez, que se atrasou: "O presidente chegará mais depressa do que a aprovação dos Congressos de Paraguai e Brasil de nosso ingresso pleno no Mercosul" (a adesão da Venezuela, aprovada em reunião em 2006, está pendente de votação nos Legislativos dos dois países para ser ratificada).

SOMBRA AMERICANA
A Embaixada dos EUA na Nicarágua ameaçou o presidente do país, Daniel Ortega: ou ele aceita a recontagem dos votos da recente eleição municipal ou perderá US$ 175 milhões em ajuda (a União Européia também congelou verba). Ortega venceu na maioria das cidades, mas a oposição aponta fraude


Texto Anterior: Presidente do Paraguai cobra do Brasil
"soberania energética"

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.