São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Tensão política aumenta após dois assassinatos

DA REDAÇÃO

Dois homicídios em Honduras nesta semana voltaram a esquentar o clima político no país, cuja crise não se resolveu com a eleição presidencial do último 29 de novembro.
Ontem, a polícia informou que a filha de uma jornalista hondurenha pró-golpe foi morta a tiros por dois homens a bordo de motocicletas.
Catherine Nicolle Rodríguez, 16, estava grávida de oito meses -o bebê sobreviveu e está internado em estado grave. A mãe dela, Carol Cabrera, é apresentadora de um programa na TV estatal.
Já na madrugada de segunda-feira foi morto o ativista gay Walter Tróchez, 27, que era um participante da Frente de Resistência, de apoio ao líder deposto Manuel Zelaya. Ele também recebeu tiros quando caminhava por Tegucigalpa.
A polícia, sob o comando de Roberto Micheletti, prometeu investigar "exaustivamente" os dois crimes. Tróchez já havia sido sequestrado brevemente em 5 de dezembro e denunciara à OEA (Organização dos Estados Americanos) que estava sendo ameaçado.
Micheletti disse ontem que Catherine "foi assassinada por pistoleiros da Resistência [pró-Zelaya]". "Eles são os assassinos dessa moça de 16 anos. Quero pedir ao canal 36, à rádio Globo e à rádio Progresso que terminem com essa campanha de ódio", continuou, citando órgãos de imprensa pró-Zelaya, alguns parcialmente fechados por ordem de seu governo.
Ativistas de direitos humanos contabilizam, até outubro, 22 mortes ligadas à crise política -números que se juntam e confundem ao índice de homicídios por delinquência comum, um dos mais altos das Américas.
"Estamos desprotegidos, abandonados pela comunidade internacional. Com respeito às execuções, às violações de direitos humanos, a comunidade internacional disse muito pouco", disse à Folha ontem Fabricio Herrera, do Grupo Sociedade Civil, ONG hondurenha que reúne 12 setores, de camponeses a empresários, e é designada por lei para acompanhar gasto antipobreza.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Golpistas propõem tirar Honduras da Alba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.