São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Investigações revelam histórico de violência da atiradora do Alabama

JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

A investigação sobre o caso da atiradora do Alabama revelou uma série de episódios de violência anteriores que envolviam a neurocientista Amy Bishop, Ph.D formada em Harvard. Ela é acusada de matar três professores da Universidade do Alabama em Huntsville e de ferir outros três durante uma reunião do departamento de Biologia na última sexta.
A professora de biologia se envolveu na morte do irmão em 1986. O caso foi considerado um acidente, mas, com base em registros policiais recém encontrados, a Procuradoria do Condado de Norfolk informou que havia dados suficientes para o indiciamento de Bishop por agressão com arma perigosa.
A única testemunha do episódio, a mãe de Bishop, afirmou que a filha estava tentando descarregar a arma quando ela disparou.
Em 2002, a professora se envolveu em uma discussão com uma cliente no restaurante International House of Pancakes. Ao chegar com a família, ela pediu uma cadeira infantil para um dos filhos. Ao saber que a última havia sido dada a outra cliente, foi até ela reclamar. A briga terminou com um soco na cabeça da cliente e o grito: "Eu sou a dra. Amy Bishop!".
Na época, a Procuradoria recomendou que ela fizesse aulas sobre controle da raiva.
Muito antes desse incidente, em 1993, ela foi suspeita de enviar uma bomba pelo correio para um professor da Harvard Medical School. Bishop estava preocupada com a perspectiva de receber uma avaliação negativa sobre seu doutorado. Nada foi comprovado.
Na época, os investigadores encontraram na casa de Bishop os rascunhos de um livro que ela escrevia sobre uma cientista que tinha matado o irmão e queria corrigir a situação tornando-se uma grande pesquisadora.
Os sobreviventes ao tiroteio da sexta-feira dizem que ela se levantou no meio da reunião e disparou na cabeça dos presentes. Só parou quando a arma emperrou.


Texto Anterior: Ministro critica tratado nuclear às vésperas de revisão
Próximo Texto: Obama recebe hoje o dalai-lama, em desafio à China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.