São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Farc libertam sueco, último estrangeiro mantido refém

DA FRANCE PRESSE

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram ontem o sueco Erik Roland Larsson, o último estrangeiro mantido refém pela guerrilha colombiana, de acordo com Bogotá.
O DAS (serviço de inteligência da Colômbia) disse que Larsson, 69, se encontrava em poder das Farc desde 2007 e foi entregue pela própria guerrilha. "Ele se encontra em estado de saúde delicado", afirmou em nota.
Larsson foi libertado perto da cidade de Tierralta, no departamento (Estado) de Córdoba, a cerca de 800 km da capital colombiana.
"Dadas as condições inóspitas da região, era impossível realizar uma operação de resgate que não colocasse em risco a vida do sequestrado, por isso optou-se pela mediação", informou o DAS, sem especificar a operação. Segundo a agência, as Farc exigiam inicialmente US$ 5 milhões para libertá-lo.
A guerrilha, acossada pela ofensiva militar levada a cabo sob o presidente Álvaro Uribe, diz manter reféns ainda 22 militares e policiais para troca de prisioneiros. Segundo Bogotá, há também cerca de 700 reféns comuns, pelos quais se exige resgates.


Texto Anterior: Tensão entre vizinhos: Militar dos EUA diz que cresce ação do Irã na América Latina
Próximo Texto: Rússia anuncia modernização de arsenal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.