São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ HEMISFÉRICO

Chávez chama líderes da Alba antes de Cúpula das Américas

DA FRANCE PRESSE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocou ontem uma cúpula extraordinária da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) em Caracas para o dia 16 de abril, antes do início da Cúpula das Américas, quando pela primeira vez todos os líderes do hemisfério, com exceção dos cubanos, se reunirão com o presidente americano Barack Obama.
"Nossa artilharia está se preparando, haverá uma boa artilharia", disse Chávez, numa referência à cúpula continental, que será em 16 e 17 de abril em Trinidad e Tobago.
A Alba é integrada por Bolívia, Cuba, Dominica, Honduras, Nicarágua e Venezuela. Foi criada em oposição à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), projeto dos EUA que não foi adiante.
Chávez deixou claro que pretende confrontar Obama sobre a ausência de Cuba: "Vou a uma cúpula onde estarão América Latina, EUA e Canadá, e Cuba não estará. Isso terá de ser discutido, "gentlemen" e "ladies'".
"Com que [propostas] virá o senhor Obama? Vamos ver", continuou, em entrevista à estatal Venezolana de Televisión. Ele criticou o embargo a Cuba como "uma agressão aos povos da América Latina e do mundo".


Texto Anterior: Caso Fritzl: Austríaca relata horrores de 24 anos de cativeiro
Próximo Texto: Argentina: Kirchner faz defesa de pleito antecipado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.