UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa dos EUA ganha megacontrato

ÉRICA FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa norte-americana Bechtel, uma das gigantes do setor de engenharia e construção, foi a vencedora da polêmica licitação para o projeto de recuperação da infra-estrutura do Iraque. O contrato prevê o pagamento de US$ 680 milhões à empresa nos próximos 18 meses.
O anúncio foi feito ontem pela Usaid (agência norte-americana para o desenvolvimento internacional) e põe fim à expectativa criada dentro e fora dos EUA em relação a quem seria o vencedor.
O projeto que o governo norte-americano pretende implementar para a reconstrução do Iraque tem sido alvo de severa oposição. As principais críticas se referem ao fato de que somente empresas dos EUA puderam participar das principais licitações. O presidente George W. Bush chegou, inclusive, a ser acusado de tentar beneficiar grupos ligados a importantes membros da sua equipe.
Foi o caso da Halliburton -presidida pelo vice-presidente Dick Cheney até 2000- que estava entre as cinco concorrentes a esse contrato de infra-estrutura.
Conforme a oposição explodiu, o governo dos EUA acabou vazando para a imprensa que a Halliburton estava fora do páreo.
A vitória da Bechtel, no entanto, não deverá livrar a gestão de Bush de mais críticas.
Importantes organizações de pesquisa de esquerda já apontavam, por exemplo, há algumas semanas, o fato de que a Bechtel era parte de um grupo de empresas que fizeram pesadas doações à campanha do partido Republicano. É possível que essas críticas voltem à tona.
O fato de que os EUA estão tentando deixar outros países e organizações multilaterais de fora da reconstrução também tem despertado forte oposição.
A despeito de tudo isso, o governo Bush tem demonstrado que insistirá em seu projeto. O anúncio da Bechtel é um sinal disso. A empresa californiana será responsável pela recuperação de redes de energia elétrica, sistemas hidráulicos e redes de esgoto.


Texto Anterior: Terra dividida: Curdos expulsam árabes no norte
Próximo Texto: Efeito retardado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.