São Paulo, domingo, 18 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leste Europeu já sofre efeitos de vulcão

Continente vive mais um dia de caos aéreo provocado por fumaça de erupção na Islândia e cancela 17 mil de 22 mil voos

Espaços aéreos de 19 países estavam fechados ontem, e paralisações devem seguir; Obama e Merkel desistem de ir a funeral de líder polonês

DA REDAÇÃO

A Europa viveu ontem mais um dia de caos aéreo devido à fumaça expelida por um vulcão da Islândia desde quarta-feira, que ontem chegou ao Leste Europeu e provocou cancelamento de 17 mil voos pelo continente -do total previsto de 22 mil.
O espaço aéreo de ao menos 19 países europeus continuava fechado, entre eles Alemanha e Reino Unido. Belarus e Ucrânia, no Leste Europeu, e França e Itália mantinham os espaços aéreos parcialmente fechados.
Ontem, foi registrada uma série de novas minierupções no vulcão Eyjafjallajokull, que está localizado sob uma geleira, motivando mais preocupações sobre por quanto tempo ainda deve durar a paralisação aérea, a maior desde o 11 de Setembro.
Segundo autoridades de tráfego aéreo europeu e geólogos que monitoram a atividade vulcânica, a situação não deveria se alterar até pelo menos hoje, mas é provável que limitações aos voos prossigam ainda por alguns dias. Ventos fracos registrados pelo continente são apontados como agravante para a situação, atrasando a dispersão da nuvem de fumaça.
Ainda ontem estavam sendo realizados voos-testes não tripulados por vários países europeus para a avaliação de quais danos são causados às engrenagens dos aviões pelas cinzas. A coluna de fumaça avança pela Europa central e oriental a uma altura de cerca de 9.000 metros -o que permitiria voos acima dela, embora a possibilidade não estivesse sendo permitida para voos comerciais.
A quase completa paralisação do tráfego aéreo no continente provoca um prejuízo estimado em cerca de US$ 200 milhões ao dia, além de sobrecarregar meios alternativos, como ferroviário e rodoviário.

Cancelamentos
O caos também prejudicou autoridades. O presidente dos EUA, Barack Obama, e a chanceler (premiê) da Alemanha, Angela Merkel, além de representantes de outros países, tiveram que cancelar presença no funeral, previsto para hoje em Cracóvia, do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morto no último dia 10 em acidente aéreo -com mais 95 pessoas.
A chanceler alemã tenta desde anteontem retornar a Berlim, após viagem aos EUA. Após uma noite em Portugal, Merkel ontem dirigiu-se à Itália, onde cumpriria roteiro não revelado.
"Está tudo bem. Estaremos em Berlim no começo da semana."
A situação alterou também os planos de milhares de passageiros. O ator e humorista britânico John Cleese, do grupo Monty Python, pagou 3.800 (cerca de R$ 9.000) para viajar de táxi de Oslo para Bruxelas.
São 1.500 km entre as capitais norueguesa e belga, de onde tomaria um trem para Londres.


Com agências internacionais

FOLHA ONLINE
Veja animação sobre os problemas do vulcão
www.folha.com.br/101074



Texto Anterior: Tibetanos iniciam cremação em massa
Próximo Texto: "Risco de voar em nuvem vulcânica é alto"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.