UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Simpatizantes foram mais numerosos

Atos pró e contra Fidel ocorrem em São Paulo

DA REDAÇÃO

Um ato favorável e outro contrário ao regime do ditador cubano, Fidel Castro, foram realizados ontem em frente ao Consulado de Cuba em São Paulo, em Perdizes.
De acordo com a polícia local, houve uma discussão entre membros dos dois grupos, mas nenhum enfrentamento grave.
O ato mais numeroso, que, segundo a polícia, reuniu cerca de cem pessoas, foi organizado pelo Comitê de Solidariedade e pela Libertação dos Cinco Cubanos Presos nos EUA. De acordo com Max Altman, 65, presidente desse grupo, seus membros defendem a soberania de Cuba.
A outra manifestação reuniu apenas dez pessoas. Segundo o cubano Raúl González Simón, 67, que mora no Brasil desde 1962, esse grupo pede a libertação dos presos políticos em Cuba.
O grupo acendeu 75 velas ao final do ato em alusão ao número de prisões políticas recentes na ilha. A onda de repressão à oposição cubana foi criticada pela comunidade internacional. Mas artistas e intelectuais de esquerda estão divididos quanto ao tema.


Texto Anterior: Kirchner é "deus" e "diabo" em Santa Cruz
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Israel e palestinos fazem reunião de cúpula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.