São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

EUA

Senador Edward Kennedy é internado após convulsão

DA REDAÇÃO

O senador de Massachusetts Edward M. Kennedy, 76, irmão do presidente americano John Kennedy (1961-63) -assassinado há 45 anos-, foi levado com urgência de sua casa, em Hyannisport, ao hospital de Cape Cod, após passar mal na manhã de ontem.
Duas horas depois da internação, Kennedy foi transferido de helicóptero para o Massachusetts General Hospital, em Boston. A suspeita inicial, de derrame, foi negada pelo médico do democrata. Segundo sua porta-voz, ele está consciente e tem conversado com a família.
Em outubro de 2007, Kennedy passou por uma cirurgia no mesmo hospital em Boston para desobstruir uma artéria carótida. O problema foi descoberto depois de exames de rotina de suas costas e espinha. A artéria obstruída pode levar a um derrame e à morte.
Desde 1964 ele sofre de problemas nas costas e na espinha, causados por um acidente de avião. Na ocasião, o piloto e um de seus assessores morreram e o senador ficou ferido nas costas, com um pulmão perfurado, costelas quebradas e hemorragia. Kennedy apóia o candidato Barack Obama em sua tentativa de obter a indicação do Partido Democrata na corrida para a Casa Branca nas eleições de novembro.
Os três presidenciáveis americanos manifestaram solidariedade ao senador, conhecido como Ted Kennedy. No Senado desde 1962, ele é o o mais influente membro da dinastia dos Kennedy, marcada por tragédias. Cinco anos após o assassinato do presidente, outro dos irmãos, o senador Robert ("Bobby") Kennedy, foi morto quando disputava as primárias democratas, em 1968. Progressista, Ted Kennedy trabalhou com republicanos para produzir uma reforma imigratória, recusada pelo Senado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Líder dominicano é eleito para 3º mandato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.