São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder dominicano é eleito para 3º mandato

Leonel Fernández obtém 54% dos votos e vence em 1º turno presidencial; rival acusa uso "descarado" de fundos públicos

DA REDAÇÃO

Impulsionado por bons resultados econômicos, o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, obteve um terceiro mandato presidencial ao vencer as eleições de sexta-feira em primeiro turno.
Com 98% da apuração concluída, Fernández, do Partido da Liberação Dominicana (centrista), conseguiu 54% dos votos, contra 41% obtidos pelo empresário Miguel Vargas, do Partido Revolucionário Dominicano (centro-esquerda). Em terceiro ficou Amable Aristy, do Partido Reformista Social Cristão, com menos de 5% dos votos. Os resultados finais devem sair em uma semana.
Em seu discurso da vitória, Fernández prometeu continuidade econômica. "Não perderemos tempo para continuar nosso trabalho e progresso", disse.
Vargas reconheceu a derrota durante a madrugada. "Aceito e reconheço os resultados dessas eleições, apesar de que refletem o mais descarado uso dos recursos do Estado para impor uma reeleição", afirmou.
A campanha foi marcada pela violência. Na quarta-feira, três pessoas, dentre elas um ex-parlamentar, foram mortas a tiro em confrontos entre partidários dos dois candidatos. "Apesar de de incidentes isolados", avaliou missão da OEA (Organização de Estados Americanos), a votação foi satisfatória.
Fernández, 54, é o primeiro dominicano a se reeleger presidente desde o fim da era do caudilho Joaquín Balaguer, reeleito sucessivas vezes entre os anos 60 e 90. Presidente entre 1996 a 2000, ele voltou ao poder em 2002, herdando uma economia em crise. Com empréstimos do FMI, estabilizou o peso e controlou a inflação. Porém, o desemprego continua em 16% e 25% da população vive abaixo da linha da pobreza.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Afeganistão: Nova prisão indica plano dos EUA de longa presença militar
Próximo Texto: EUA: Senador Edward Kennedy é internado após convulsão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.