São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPRESSÃO A KOSOVARES
Otan acha suposta sala de tortura em Pristina
Mortos podem ser 10 mil, diz Londres

Reuters
Facas e outros instrumentos supostamente usados para torturar kosovares de etnia albanesa


do enviado especial a Pristina

Autoridades britânicas disseram ontem que cerca de 10 mil pessoas de etnia albanesa teriam sido massacradas por soldados e paramilitares iugoslavos em Kosovo durante as 11 semanas de ataques da Otan à Iugoslávia.
Há suspeita de que cem assassinatos em massa tenham ocorrido. O levantamento se baseia em relatos de pessoas de origem albanesa que fugiram de Kosovo.
Segundo avaliação do governo britânico, o número final de mortos pode ser bem maior.
Em Pristina, capital da Província iugoslava, soldados britânicos descobriram um edifício que teria sido usado para tortura.
Foram achados objetos como bastões de beisebol, correntes e fios elétricos, facas, uma espada e uma serra elétrica. Documentos também teriam sido queimados.
O posto policial foi isolado e será examinado por peritos do tribunal das Nações Unidas que investiga crimes de guerra na ex-Iugoslávia.
O ministro da Defesa do Reino Unido, George Robertson, afirmou que os sérvios podem ter destruído outros centros de tortura semelhantes em Kosovo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Histórias de uma guerra: Vila festeja a volta dos seus refugiados
Próximo Texto: Saiba mais sobre os refugiados
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.