São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALEMANHA

Radioatividade de radares teria matado militares
A Associação dos Soldados Alemães diz que 120 militares já morreram por causa da exposição à radioatividade emitida por equipamentos de radar nos anos 60 e 70. Um relatório encomendado pelo governo alemão confirmou no mês passado que cerca de 250 soldados desenvolveram câncer devido à radioatividade dos radares.
A imprensa local disse recentemente que 58 soldados morreram após vários anos de exposição sem proteção à radioatividade e a microondas. Mas a associação dos soldados diz que o número é maior. O Ministério da Defesa contesta a reportagem e diz não ter informações sobre mortes.
Quando recebeu o relatório sobre o problema, o ministro da Defesa Rudolf Scharping disse que buscaria uma "solução generosa" para os soldados afetados pela radioatividade, mas ainda não divulgou qual será a indenização.
Dos 336 pedidos de indenização apresentados ao ministério, só seis foram reconhecidos até agora. Os pagamentos ainda não começaram.



Texto Anterior: Itália: Terremoto mata duas pessoas perto de Merano
Próximo Texto: EUA: Computadores e armas do FBI desaparecem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.