São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UCRÂNIA

Trem descarrila e libera nuvem tóxica; 20 são hospitalizados

DA ASSSOCIATED PRESS

Um trem carregado com fósforo amarelo descarrilou na Ucrânia e parte dos vagões pegou fogo, liberando uma nuvem de gás tóxico que envenenou ao menos 20 pessoas. Centenas foram retiradas de suas casas após o acidente.
A nuvem tóxica já cobre uma área de 90 km 2 e atinge 14 vilas ucranianas, região onde vivem 11 mil pessoas.
O vice-premiê Oleksandr Kuzmuk, que viajou para a região da cidade de Lviv, local do acidente, lembrou o desastre na usina nuclear na cidade ucraniana de Chernobyl, em 1986: "Um desastre ocorreu. Depois da catástrofe de Chernobyl, estamos lidando com um [novo] caso que pode impor uma real ameaça para nosso povo".
Depois, o governo ucraniano informou que a situação estava controlada e que os atingidos não correm risco de morte. Ao menos 20 pessoas foram hospitalizadas. Um inquérito foi aberto para apurar as responsabilidades.
O trem, que saiu do Casaquistão, passava pela Ucrânia a caminho da Polônia. Compostos de fósforo amarelo, que tem alto teor tóxico, são aplicados em fertilizantes, por exemplo.


Texto Anterior: México: Confrontos entre polícia e esquerda voltam a Oaxaca
Próximo Texto: Caso Litvinenko: Rússia declara que expulsão de diplomatas terá retaliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.