São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÉXICO

Confrontos entre polícia e esquerda voltam a Oaxaca

DA REDAÇÃO

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas e 48 foram presas em Oaxaca, México, após enfrentamentos entre polícia e manifestantes que tentavam ocupar um auditório, na segunda. O confronto marca o renascimento da crise que paralisou o Estado de Oaxaca por seis meses em 2006, quando vários movimentos de esquerda exigiram a renúncia do governador Ulises Ruiz.
Desta vez, o movimento convocou um boicote à Guelaguetza, maior festival cultural de Oaxaca, criado em 1938 e que atrai milhares de turistas para ver arte e tradições indígenas. O evento é acusado pela esquerda de ter se tornado "comercial demais" e usado para fins políticos pelo governador.
O protesto, com 1.500 manifestantes, ocorreu perto do auditório onde o festival deve ter lugar, entre 23 e 30 de julho. Eles queriam ocupar o lugar para fazer uma "Guelaguetza alternativa". Cerca de 40 manifestantes e 15 policiais foram feridos, e dez ônibus queimados.
A crise tinha arrefecido depois de uma forte repressão policial em novembro, quando a capital do Estado foi ocupada por 4.000 policiais federais.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Candidatura de Cristina Kirchner superará escândalo, crêem analistas
Próximo Texto: Ucrânia: Trem descarrila e libera nuvem tóxica; 20 são hospitalizados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.